Serviços IAGNI
Saúde e Segurança do Trabalho
Esta Norma Regulamentadora – NR estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores.
Esta Norma Regulamentadora – NR estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO, com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores.
O gerenciamento de riscos ocupacionais (GRO) deve constituir um Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), com o objetivo de estabelecer diretrizes e os requisitos para o gerenciamento de riscos ocupacionais e as medidas de prevenção em Segurança e Saúde no Trabalho (SST).
O Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT), tem como objetivo estabelecer diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção.
O Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho (LTCAT), é previsto na lei 8.213/91, sendo um documento estabelecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social – INSS. Ele tem o objetivo de avaliar o ambiente de trabalho e determinar se o empregado deve receber aposentadoria especial.
O Perfil Profissiográfico Previdenciário constitui-se em um documento histórico-laboral do trabalhador que reúne, entre outras informações, dados administrativos, registros ambientais e resultados de monitoração biológica, durante todo o período em que este exerceu suas atividades na respectiva empresa.
O Programa de Proteção Respiratória (PPR) é um conjunto de medidas de segurança implementadas para proteger a saúde do trabalhador contra a exposição aos riscos químicos e biológicos existentes no local de trabalho.
O Programa de Conservação Auditiva (PCA), é um conjunto de medidas coordenadas que previnem a instalação ou evolução das perdas auditivas ocupacionais.
É um direito constitucional que assegura aos trabalhadores, que estejam expostos a determinados tipos de agentes e/ou situações, o direito de recebimento a um adicional. Podendo ser o mesmo em grau mínimo 10%, médio 20% e máximo 40%, sobre o salário mínimo. A determinação do grau do adicional, se dá através de laudo técnico, elaborado por Engenheiro de Segurança do Trabalho ou Medico do Trabalho.
É um direito constitucional que assegura aos trabalhadores, que estejam expostos a determinados tipos de agentes e/ou situações, o direito a percepção de adicional de 30% (trinta por cento), incidente sobre o salário, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa. A constatação se dá através de laudo técnico, elaborado por Engenheiro de Segurança do Trabalho ou Medico do Trabalho.
Analise Ergonômica do Trabalho (AET) é um procedimento legal, que visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. Cabe às empresas realizar a Análise Ergonômica, de todos os seus ambientes de trabalho.
A Análise e Avaliação de Riscos, tem como objetivo analisar e estimar potenciais perigos e ameaças, suas causas e consequências, sendo assim é possível gerenciar riscos em quaisquer atividades.
Na análise qualitativa o que importa é a qualidade da exposição enquanto na análise quantitativa buscamos desvendar quantidade numérica da exposição, utilizando equipamentos específicos para determinar a exposição do trabalhador a determinado risco.
O desenvolvimento de Sistemas de Gestão e Segurança do Trabalho (SGST), tem um significado cada vez mais importante no desempenho das empresas, pois, por meio deles, é possível obter a promoção da saúde e satisfação dos trabalhadores e a redução dos riscos de acidentes.
Nas perícias trabalhistas, caso seja necessário, o juiz nomeia o seu perito, que é denominado perito do juiz e cada parte poderá indicar um assistente técnico. O Assistente técnico é o nome que se dá ao profissional especializado em determinada área do conhecimento que é indicado por alguma das partes para auxilia-lo em questões que demandam conhecimento específico.
Implantação e Desenvolvimento de
Sistema de Gestão em Saúde e Segurança do Trabalho
O Sistema de Gestão em Saúde e Segurança do Trabalho é na realidade a forma como a empresa trata suas particularidades, e retrata o nível de entendimento de seus gestores sobre os perigos e riscos de sua própria atividade.
Uma busca mais acentuada dos benefícios de implantação deste sistema a um cenário mundialmente conhecido, onde as grandes corporações de classe mundial, de lucros exorbitantes, e um excelente entendimento sobre suas diversidades operacionais, destinam tempo e recursos necessários para a formação de pessoal, mapeamento de situações de risco, implantações e implementações de ações requeridas.
O objetivo básico é prevenir perdas, que podem ser compreendidas como toda situação que gere interrupção e/ou transtorno à operação – um quase acidente, um acidente, a paralisação de um setor durante a visita da fiscalização, uma perícia, etc.
Meio Ambiente
O Plano de Gestão Ambiental, Visa garantir a execução e o controle das ações planejadas nos vários programas ambientais.
O Plano de Controle Ambiental é um estudo elaborado conforme diretrizes do órgão ambiental competente, que identifica e propõe medidas mitigadoras, quanto aos impactos ambientais gerados pelo empreendimento, cujas as obras já foram viabilizadas.
O Relatório de Controle Ambiental é exigido por resolução do CONAMA, na hipótese de dispensa do EIA/RIMA, para obtenção da licença previa. Deve ser elaborado de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo órgão competente.
O Cadastro Ambiental Rural é um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais.
O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) é um documento técnico que identifica a tipologia e a quantidade de geração de cada tipo de resíduos e indica as formas ambientalmente corretas para o manejo, nas etapas de geração, acondicionamento, transporte, transbordo, tratamento, reciclagem, destinação e disposição.
O Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil – PGRCC visa estabelecer diretrizes para o correto manejo e destinação ambientalmente adequada de resíduos da construção civil, priorizando a minimização de resíduos sólidos gerados em canteiros de obra.
É um instrumento utilizado com o objetivo de exercer controle prévio e de realizar o acompanhamento de atividades que utilizem recursos naturais, que sejam poluidoras ou que possam causar degradação do meio ambiente.
O Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) e Relatório de Impacto de Vizinhança (RIV), são instrumentos de análise para subsidiar o licenciamento de empreendimentos ou atividades, públicas ou privadas, que na sua instalação ou operação possam causar impactos ao meio ambiente, sistema viário, entorno ou à comunidade de forma geral.
É o estudo de passivo ambiental avalia os impactos ambientais negativos causados ao meio ambiente (solo, água e ar) em um determinado local.
Laudo de Emissões Atmosféricas
Este laudo monitora os níveis de emissão de poluição na atmosfera, conforme resolução dos órgãos competentes.
O estudo de impacto ambiental (EIA) e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) são documentos técnicos multidisciplinares com objetivo de realizar avaliação ampla e completa dos impactos ambientais significativos e indicar as medidas mitigadoras correspondentes.
Significa situar o imóvel rural no globo terrestre, é estabelecer um “endereço” para este imóvel na Terra, definindo a sua forma, dimensão e localização, por meio de métodos de levantamento topográfico, descrevendo os limites, características e confrontações do mesmo, por meio de memorial descritivo que deve conter as coordenadas dos vértices definidores dos limites dos imóveis rurais, georreferenciadas ao Sistema Geodésico Brasileiro.
Serviços de Engenharia
Projeto de Incêndio e memoriais de Aprovação do Corpo de Bombeiros
Projetos Arquitetônicos
Projetos Elétricos
Projeto e Execução de SPDA
(Sistema de Proteção de Descargas Elétricas)
Projeto de ETE
(Estação de Tratamento de Esgoto)
Projeto de ETA
(Estação de Tratamento de Água)